Serious Sam: The First Encounter

16:06
Dados do Jogo
Nome: Serious Sam: The First Encounter
Fabricante: Croteam
Estilo: Aventura/Tiro em 1° Pessoa
Sistema Operacional: Win Xp
Ano de Lançamento: 2001

Descrição
Introdução:

Alguém se lembra dos shooters em primeira pessoa que fizeram sucesso e com um protagonista nada "normal"??? Tais como Duke Nukem, Blood, Redeck Rampage?? Pois é nessa linha de jogos que o Croteam apostou com o seu Serious Sam: First Encounter, um típico FPS "mata-mata" (desenfreado) com uma história bem doida: imagine que o Egito (!?) está sendo invadido por aliens comedores de humanos (!?), e um tal Sam (serious) é chamado para tentar acabar com essa ameaça. Cabe a você, ou melhor, ao Serious Sam, deter esta incrível ameaça que nos tormenta. Para isto você ainda contará com um incrível arsenal que vai desde pistolas, "shotguns", minigun e até um canhão (?!) portátil, semelhantes àqueles de navios piratas... todo este aparato para enfrentar vários inimigos (desde robôs até um espécie de escorpião) ou até centenas delas de uma só vez (?!).

Jogabilidade

Como foi dito, o jogo é atire para todos os lados e mate tudo o que vier pra cima, mas pra quem pensa que a IA dos inimigos é mínima, pode esquecer: os inimigos se escondem, se protegem e às vezes atacam em grupos, mas não fazem uma "tocaia" propriamente dita, além de que às vezes eles bugam feio. Em determinadas fases, quando você pode ficar em um andar superior, e que este tenha um meio simples de entrada, como uma escada, os
inimigos às vezes enroscam nas paredes lá embaixo, ficando fácil matá-los; isto acontece também quando em alguma existe algum obstáculo (como um pilar) e é a coisa mais fácil deles enroscarem (principalmente aqueles esqueletos que correm em cima de você). Mas mesmo com esses defeitos a jogabilidade em si não é afetada.

Uma coisa que seria o carro chefe desse jogo são as armas, pistolas, shotguns, lança-foguetes, lança-granada, armas laser e a famosa minigun - esta sim dá prazer de usar, principalmente contra as harpyas (ver as suas penas caindo é efeito muito legal), mas sua munição acaba rápido de mais. Os controles respondem bem e são bem fáceis de acostumar (a configuração é semelhante ou igual à maioria dos FPS do mercado), ainda que as armas não possuam muito "recuo", ou seja, não precisa ficar mirando muito, basta ver sua "mira" (que fica na tela) ficar em cima do inimigo e pronto. Outra opção que o jogo disponibiliza é o uso da 3ª pessoa, que às vezes é boa para ser utilizada quando o local é grande para averiguar se existem mais inimigos. E por mais que dê na cara que esse é um jogo sem o elemento "surpresa", às vezes você toma um "susto", pois em determinados locais há o surgimento de inimigos, e às vezes podem pegar você desprevenido.


Gráficos

Quando lançado, Serious Sam tinha gráficos soberbos (ainda tem), além de que sua engine era feita em OpenGL (indo contra até a mania do DirectX), com direito a muito efeitos como triple buffering(). E pra quem gosta de configurar as opções gráficas, aqui vai ter o que mexer à vontade. Existem muitas opções gráficas pra se mexer, desde a resolução até mesmo a coisas "avançadas". As texturas do jogo possuem boa resolução, a contagem
poligonal dos personagens chega até a surpreender pela harmonia, assim como os efeitos de luzes e sombras (o efeito da luz do sol é muito bom mesmo).

Pra quem fica preocupado com o peso do jogo, pode ficar sossegado, pois na minha configuração rodei com tudo no máximo (pelo jogo), só não ligando o Antialising e o Anisotropic, sem contar que o tempo de loading é baixo.


Animações

Esta parte merece destaque também. A movimentação dos inimigos é muito boa, eles parecem realmente estar "no chão", e o destaque maior da animação fica por conta das harpyas, com direito à animação das penas caindo e sangue pra todo lado.


Multiplayer
Não cheguei a testar, mas deve seguir o exemplo dos outros jogos do gênero, mas com nomes diferentes (e algumas firulas):

Flagmatch (Deathmatch), Scorematch (similar ao Deathmatch, mas nesse modo você ganha mais pontos se matar alguém que estiver com uma score melhor que a sua), e com uma modalidade chamada Cooperative, onde você e mais alguns "companheiros" (huh?!?) deverão eliminar os inimigos controlados pelo computador (como se fosse no single player), mas quanto mais "ajuda" mais inimigos surgirão (imagina como dever ser uma das fases do final??).


Som

O som do jogo em si é ótimo. Destaque para o som característico de certos inimigos (às vezes você sabe que surgiu algum inimigo somente pelo som, o duro é saber onde...). O som das armas é muito convincente, e o destaque fica mesmo com a da minigun, que a cada vez que você segura o botão de tiro dá mais vontade de ficar lá atirando que nem um louco. O som que ela faz te faz sentir um "Rambo" (ou quase).

As músicas em si cumprem seu papel, com mistos de rock e eletrônica. O som ambiente dos cenários também cumpre seu papel, mas às vezes você nem nota (inimigos + tiros + inimigos + tiros).

Para quem tem placas de som e gosta de "efeitos", oO jogo tem suporte ao EAX e A3D.


Conclusão

Serious Sam: FE é um jogo voltado para quem não perde um FPS (First Person Shooter). É para quem quer passar o tempo jogando algo, pois tem a formula de mate, mate, mate, e termine a fase, já que os puzzles são mais distrações do que algo para "quebrar a cabeça" (ainda mais aliado à IA que "enrosca na parede" de vez em quando).

Então se gosta de jogo de quebrar a cabeça ou com sustos, passe longe dele... a não ser que você esteja naqueles dias, e em vez de descontar em todo mundo, use o mouse e teclado e desconte em cima dos "monstrinhos" do Serious Sam...


Gráficos: 9,0
Som: 8,5
Jogabilidade: 8,5
Diversão: 9,0
Total: 8,75

Prós:
Gráficos competentes, destaque para as texturas e os efeitos de luz
Jogabilidade típica de um FPS, com ação frenética da 1ª fase até a última
Sinta-se o Rambo matando as harpyas com a Minigun
Inimigos pra ninguém botar defeito

Contras:
Cenários às vezes parecem sem vida
Tempo de jogo é como a munição da minigun, acaba rapidinho...
Número de inimigos às vezes mais irrita do que diverte

Configuração Mínima
Minimo

System:
PII 300 or equivalent
RAM:
64 MB
Hard Drive Space:
150 MB

_________________________________________

Recomendado



System:
PIII 500 or equivalent
RAM:
128 MB
Video Memory:
16 MB
Hard Drive Space:
450 MB

Informações
Tamanho: 507.55 MB
Formato: Bin/Cue
Qualidade dos Gráficos: 10
Nível de Jogabilidade: 10
Nº de mídias: 0
Idioma: Inglês
Crack
Vem Junto , Leia o Arquivo .TXT

Download
Link 1




Deixe Um Comentario Nessa Postagem :

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Baixe Positivo